Manual para Acessibilidade aos prédios residenciais da cidade do Rio de Janeiro

Acesso à portaria

Desníveis

É muito comum o desnível entre o passeio e a portaria do edifício, com a existência de um ou mais degraus. Os degraus dificultam, e até tornam impossível, o acesso de cadeiras de rodas, carrinhos de bebê, pessoas idosas ou com mobilidade reduzida.

Admite-se um desnível ou soleira, na forma de degrau, com uma altura máxima de até 1,5cm, pois de modo geral, uma pessoa em cadeira de rodas consegue ultrapassá-lo. Desníveis maiores são resolvidos por rampa ou aparelho eletromecânico.

Capachos embutidos, nivelados com o piso ou com um ressalto máximo de 0,5cm (meio centímetro), com as bordas firmemente fixadas e de pelo curto evitam acidentes e tropeços.


Rampas

Na construção de uma rampa, quanto maior for a altura do desnível a ser vencido, maior terá que ser o seu comprimento. É um engano comum pensar que o uso da área da escada para fazer um plano inclinado sobre ela seria a solução para o acesso. O espaço utilizado por uma escada nunca será suficiente para fazer uma rampa em seu lugar. Ficaria muito íngreme, deslizante, e não permitiria sua utilização de forma segura.
É comum encontrarmos a escada de acesso à portaria ladeada por canteiros ou jardins. Uma ótima providência é aproveitar parte do jardim para construir a rampa, se possível.

Rampas seguras e confortáveis para todos devem possuir as dimensões e os elementos indicados nas figuras a seguir:

Tabela para dimensionamento de rampas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

Inclinação admissível
de cada segmento
de rampa(i)
Desníveis máximos
de cada segmento de
rampa (d)>
Número máximo de
segmentos de rampa
Comprimento máximo
de cada segmento de
rampa(c)
5,00%
1,50 m
-
30,00 m
6,25%
1,00 m
14
16,00 m
1,20 m
12
19,20 m
8,33%
0,90 m
10
10,80 m
10,00%
0,274 m
08
2,74 m
12,50%
0,50 m
06
5,00 m
0,75 m
04
7,50 m
0,183 m
01
1,46 m

Cálculo do comprimento mínimo necessário para a rampa

c = d x 100
          i
onde: c = comprimento da rampa (em metros)
d = altura a vencer (em metros)
i = inclinação da rampa (percentual - %)

Exemplo:

Cálculo do comprimento da rampa para vencer um desnível de 0,17 metros (dezessete centímetros)
  c = d x 100 ;
          i
c = 0,17 x 100 ;
           12,5
c =   17   ;
      12,5
c = 1,36 m

Rampas fixas e definitivas são a melhor solução. O uso de rampas removíveis, que precisam ser recolocadas a todo o momento, é incômodo para quem as manuseia e constrangedor para quem necessita dessa adaptação.

Escadas

Em uma escada, degraus sempre com a mesma altura e a mesma largura oferecem maior segurança e conforto. As dimensões que garantem o conforto nas escadas são: largura livre mínima de 1,20m, inclusive nos patamares; altura do espelho do degrau (E) entre 16cm e 18cm; largura do piso do degrau (P) entre 28cm e 32cm; mudança de direção, no máximo, a cada 3,20m de altura.

Corrimãos

Escadas e rampas seguras são as que têm corrimão por toda a sua extensão, nos dois lados, incluindo os patamares. A colocação de corrimãos ajuda as pessoas com dificuldades de caminhar, como idosos e crianças pequenas, a utilizar escadas e rampas com maior autonomia e segurança.Os diâmetros adequados para os corrimãos estão entre 3,5cm e 4,5cm, devendo prolongar-se além do início e do término das rampas e escadas por mais 30cm.

O prolongamento do corrimão dá o apoio necessário para uma pessoa com mobilidade reduzida iniciar a subida ou descida da escada. Em escadas e rampas que fazem a comunicação entre os andares, é recomendável que o corrimão seja contínuo, sem interrupções na mudança de direção.

O ideal é que o corrimão tenha duas alturas, nas escadas e rampas, para que crianças e pessoas em cadeiras de rodas possam também alcançá-lo.

Todos os elementos fixados nas paredes com o objetivo de servir de apoio para as pessoas, como corrimãos e barras, têm que estar muito bem presos e chumbados, de modo a agüentar grandes esforços.

O melhor é fazer um apoio de concreto armado na parede e fixar buchas para os parafusos que vão segurar os corrimãos ou as barras de apoio.

 

Para copiar o Manual para Acessibilidade, em formato PDF, clique aqui (arquivo com 5.085Kb).

Ou consulte o manual diretamente:

- Reconhecendo nossa diversidade
- Adaptando o lugar que vivemos
- Dimensões básicas que devemos conhecer
- Símbolo internacional de acesso
- Detalhes e cuidados no prédio
- Pode entrar, a casa é sua...
- Acesso a portaria
- Na portaria
- Circulando nos andares
- Nas áreas de recreação
- É bom lembrar que...
- Documentação necessária para licenciamento de obras de adaptação
- Órgãos que licenciam obras na cidade do Rio de Janeiro

SITE SEGURO

SSL

PORTAL DOS CONDOMÍNIOS e sua
logomarca estão registrados no INPI.
Todos os direitos estão reservados.
Nós gostamos de respeitar as Leis !
Não reproduza nosso conteúdo, total ou
parcialmente, sem a nossa autorização.