AMJU - Associação dos Moradores do Jardim Uruçanga - cuidados com a saúde

 

 
INÍCIO COMO CHEGAR ESTATUTO CONTATO
Associação dos Moradores do Jardim Uruçanga
AMJU - entrada principal - 3 Ruas
Associação dos Moradores do bairro Jardim Uruçanga, localizado numa das áreas mais privilegiadas da Freguesia. em Jacarepaguá, no Rio.
 
   

CUIDADOS COM A SAÚDE

Cuidados contra a dengue

As latas de bebidas e o risco da lepstopirose


CUIDADOS CONTRA A DENGUE

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que também é responsável pela febre amarela e pela dengue hemorrágica. O mosquito da dengue tem algumas carcaterísticas muito especiais: ele é escuro e rajado (listrado) de branco, é menor que o pernilongo comum, tem por hábito picar durante o dia e se desenvolve em água parada e limpa.

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros onde o aedes aegypti se desenvolve, ou seja, todo lugar onde existe água parada e limpa, em qualquer tipo de recipiente que acumule água. Veja onde mora o perigo e como fazer para se previnir:
- caixas d'água, poços, tambores, cisternas e outros depósitos de água devem estar sempre muito bem tampados;
- não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Ao lavar, passe pano ou bucha para eliminar completamente os ovos do mosquito;
- lave os bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha e troque a água uma vez por semana;
- limpe as calhas e a laje da sua casa. Se tiver piscina, lembre-se de que a água deve estar sempre tratada;
- garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo;
- copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas, tudo que acumula água deve ser jogado no lixo;
- cuidado também com pneus jogados no quintal. Eles podem acumular água de chuva, tornando-se um dos lugares preferidos do aedes aegypti.

A dengue pode atacar qualquer um. Para saber quando uma pessoa está contaminada pela doença, veja quais são os principais sintomas:
- a dengue provoca febre alta, muitas vezes passando dos 40 graus, e que demora vários dias;
- provoca dor de cabeça, nos olhos, nos músculos, nas juntas;
- surgem manchas avermelhadas por todo o corpo e, em alguns casos, é possível ocorrer sangramento da gengiva e do nariz;
- a pessoa fica com falta de apetite e sente muita fraqueza, sem vontade para nada.
Estes são os principais sintomas da dengue comum, mas existe uma outra, mais grave, que é a dengue hemorrágica. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. A diferença é que quando a febre acaba, começam a surgir os sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos e a pessoa, além de sentir fortes dores no abdômen, alterna sonolência com agitação. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode matar.

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. Mas cuidado: não devem ser usados remédios à base de ácido acetil salicílico, como por exemplo a aspirina e o AAS. Toda pessoa que apresentar sintomas da doença deve procurar um posto de saúde para obter orientação médica.

Telefones úteis:
- Fiscalização Sanitária: 2503-2280 (dias úteis, das 8 às 19 horas)
2254-2100 (dias úteis, das 20 às 6 horas)
- Fundação Nacional de Saúde: 2233-3264

início da matéria

início da página


AS LATAS DE BEBIDAS E O RISCO DA LEPTOSPIROSE

Toda vez que comprar uma lata de refrigerante, tome cuidado de lavar a parte de cima com água corrente e sabão, se possível, use canudo.

Aqui em casa, é obrigatório lavar as latas com desinfetantes mesmo as que vão à geladeira. Uma amiga da família morreu depois de beber uma soda em lata. Provavelmente ela não limpou a parte superior da lata antes de beber, e a lata estava suja com urina de rato seca, que contém substâncias tóxicas e letais, inclusive leptóspiras, causadoras da leptospirose.

Bebidas em lata e outros alimentos enlatados ficam guardados em armazéns que geralmente estão infestados de roedores, e posteriormente são transportados para as lojas de venda sem a devida limpeza.

Complementando: Uma pesquisa do INMETRO confirmou que a tampa da latinha do refrigerante é mais poluída que um banheiro público. Segundo essa pesquisa, a quantidade de vermes e bactérias era tão intensa que eles sugeriam que se lavasse a tampa da latinha com água e sabão.

Dr. Fabio Lopes Olivares

Setor de Citologia Vegetal
Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT)
Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB)
Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

início da matéria


INÍCIO ANTERIOR TOPO CONTATO

Copyright © - Associação dos Moradores do Jardim Uruçanga
Todos os direitos reservados - proibida a reprodução