Regras simples para uma boa administração

As sugestões a seguir valem tanto para o proprietário como para o inquilino, síndico ou administrador.

1. Se o condomínio ainda não desenvolveu nenhum estudo voltado ao consumo racional da água para evitar desperdícios ou vazamentos, está na hora de pensar no assunto. Em um levantamento detalhado quase sempre se descobre pontos falhos e o que melhorar. Realize também regularmente uma limpeza das caixas d'água e tratamento de água das piscinas.

2. Além dos cuidados com a água, é importante fazer uma vistoria períodica na parte elétrica, hidráulica da edifícação, e ainda, de gás. Uma prevenção regular evita surpresas no bolso de todos.

3. Verifique o cumprimento das normas municipais e estaduais, quanto à segurança de edificação: extintores contra incêndio seguros, sinalização, elevadores, etc. Tudo isso contribui para a sua segurança e evita despesas de última hora.

4. Faça frequentemente uma pesquisa de preços na aquisição de produtos de limpeza. Uma sugestão é comprar por atacado e guardá-los em local seguro. É preciso manter um controle de entrada e retirada evitando desta forma, furtos, desvios ou desperdícios.

5. Para cada contrato, inclusive de prestação de serviços, que for assinado em nome do condomínio, faça uma análise prévia para averiguar se as propostas cabem nas condições gerais e de pagamento do condomínio.

6. É fundamental exigir a emissão de notas fiscais, ou recibos em nome do condomínio, na compra de materiais e execução de serviços, para eventual controle e/ou comprovação posterior.

7. Procure realizar uma manutenção atualizada dos livros contábeis, notas fiscais e recibos que comprovem pagamentos. Eles servirão também como fonte de comparação entre as gestões. É importante guardá-los em local seguros.

8. Para um bom convívio entre os moradores procure programar e realizar campanhas educativas com assuntos como: material reciclado, limpeza, fumo, drogas, bebidas e etc. Motive alguns condôminos na mobilização e implementação desses programas educativos.

9. Embora as vezes seja inevitável, procure evitar atraso no pagamento de contas, já que implicam em multas e aborrecimentos.

10. Enfim, obedeça o regulamento interno de seu condomínio cumprindo os deveres e as obrigações. Assim, estará garantindo também seus direitos individuais e um bom convívio entre seus vizinhos e funcionários.

CONTATOS

Fornecedores
Condomínios
Consultores
Outros assuntos

DESTAQUES

Gestão Condominial
Manutenção
Convivência
Saúde

INFORMAÇÕES

Privacidade
Condições de uso
Avisos importantes
Procon-RJ

SITE SEGURO

SSL

PORTAL DOS CONDOMÍNIOS e sua
logomarca estão registrados no INPI.
Todos os direitos estão reservados.
Nós gostamos de respeitar as Leis !
Não reproduza nosso conteúdo, total ou
parcialmente, sem a nossa autorização.

TAGS:
CONDOMINIOS, ASSOCIACAO DE MORADORES, COTACAO, COTACOES, CONDOMINIAL, CONDOMINOS,
PREDIOS, EDIFICIOS, SINDICOS, IMOVEL, IMOVEIS, GESTAO, APARTAMENTOS, CASAS,
FORNECEDORES, CONSULTORES, PRODUTOS, SERVIÇOS, ANUNCIANTES.