Os fusíveis de seu carro

Os acessórios elétricos existentes nos carros atuais são incorporados para oferecer mais facilidades e conforto enquanto dirigimos. Mas, infelizmente, quanto mais botões, chaves e instrumentos existirem no painel, maiores as chances de um desses acessórios elétricos falharem . Eventos combinados como vibração, poeira, clima e a idade do veículo podem provocar eventuais falhas em qualquer circuito elétrico. Em qualquer um destes eventos, o circuito elétrico é protegido por uma série de dispositivos chamados fusíveis.

1. Um fusível é um ponto "intencionalmente fraco" do circuito elétrico. Se o circuito está em perigo devido a uma sobrecarga qualquer, o fusível simplesmente se rompe. Com este rompimento, o fusível desliga toda a eletricidade que corre naquele circuito elétrico. Até que o problema seja resolvido e o fusível substituído, o circuito elétrico continuará desligado.

2. Trocar um fusível em seu automóvel é quase tão simples quanto trocar uma lâmpada. Há diversos tipos de fusíveis, embora o funcionamento seja baseado no mesmo princípio. Os fusíveis são projetados com diversas capacidades e devem ser usados de acordo com a necessidade de proteção de cada circuito.
3. Sempre que necessário, substitua o fusível queimado por outro de mesma amperagem, seguindo as instruções contidas no manual do proprietário. Não tente usar fusíveis de maior amperagem já que você perderá a principal característica: a proteção do circuito. Fusíveis com amperagem menor que o indicado pelo fabricante do automóvel poderão queimar mais facilmente.

4. O manual do proprietário indica o circuito que é protegido por cada fusível. Por exemplo: o da buzina, o das luzes de freio, etc. Localize no manual a posição exata do fusível, retire-o e substitua-o por outro de mesma amperagem.

5. Identificado o circuito, verifique se não há lâmpadas queimadas ou se o equipamento do circuito está em curto. Siga as orientações do manual do proprietário para efetuar a substituição ou conserto de emergência.

6. Tenha sempre um conjunto de fusíveis de reserva em seu carro, preferencialmente com um de cada amperagem, para usar em caso de necessidade.

7. Não conseguindo resolver a falha no sistema elétrico, é recomendável levar seu carro a uma oficina mecânica especializada, para que o problema seja corrigido.

Leia outras matérias apresentadas nas colunas ABC Micro, Alimentos, Dicas no Portal, Gestão Condominial, Jardinagem, Painel dos Leitores, Pequenos Reparos, Notícias do Rio, Reciclagem, Terapias Alternativas e Turismo.

PORTAL DOS CONDOMÍNIOS - produtos, serviços e informações para seu dia a dia.
 


Fale Conosco - Para anunciar no Portal - Para obter mais informações
Site melhor visualizado na resolução 800x600 pixels.

Copyright ©
, QuadraVirtual - Soluções via Web Ltda.
É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.